Untitled Document
Distribuidora de produtos automotivos, industriais e construção civil. LOGOTIPO ORBI QUIMICA
EMPRESA | PRODUTOS | REPRESENTANTES | DICAS E INFORMATIVOS | CONTATO
Untitled Document
Untitled Document
FENIX na sua EMPRESA
Solicite a visita de um de nossos representantes.
 
 
   
  Apenas números
      
  Linha de produtos FENIX
Dicas e informativos
distribuidorafenix  - Imprimir Imprimir
 
Untitled Document
Dirigir bem Dirigindo com Segurança

Dicas importantes para os motoristas


• Não "espiche" as marchas em excesso (fazer o motor rodar a mais de 3 mil giros).

• Quando estiver trafegando por ruas esburacadas, procure andar em baixa velocidade e sempre que cruzar em elevações ou buracos (como lombadas e quebra-molas) mantenha a embreagem pressionada ou pare e arranque vagarosamente.

• Se você cruzar com alguma marcha engatada, sem pisar na embreagem, as engrenagens da sua caixa de marchas vão sentir uma enorme pressão e você uma enorme sacudida.

• Para evitar problemas nas viagens, os motoristas precisam estar atentos às condições das vias e, principalmente, à forma de conduzir os veículos. “Dirigir na cidade e na estrada são duas coisas completamente diferentes”, alerta Luiz Fonseca, especialista em direção defensiva.

“Um trabalho de alta velocidade tem um comportamento completamente diferente. O contato do pneu no asfalto a uma velocidade de 100 quilômetros por hora é 90% menor que com o carro parado”, completou.
 

Velocidade ideal

Os motoristas devem evitar trafegar no limite de velocidade permitido nas rodovias. “O ideal é 80 quilômetros por hora. Quanto maior a velocidade, maior o perigo. Os motoristas não estão competindo”, alerta Fonseca.

Distância entre veículos

“Em caso de chuva, o ideal é uma distância de três segundos. Para pista seca, dois segundos já são suficientes”, aponta o especialista em direção defensiva.

Ultrapassagem segura

Para garantir uma ultrapassagem segura, os motoristas devem seguir alguns passos importantes antes de realizar a manobra. Segundo Luiz Fonseca, a primeira atitude é garantir visibilidade total da ultrapassagem. O motorista não deve colar no carro a ser ultrapassado e, aos poucos levar o carro à esquerda, para visualizar a pista no sentido contrário (em caso de mão dupla). Caso esteja na mesma velocidade do veículo a ser ultrapassado, o motorista deve manter um carro de distância. Ao iniciar a manobra, o motorista deve ter aceleração máxima para garantir maior velocidade. “Não existe meia ultrapassagem. Não dá para desistir no meio. Portanto, é fundamental aguardar o momento oportuno.”

Neblina

Em caso de neblina na pista, os motoristas devem usar faróis baixos e, caso conte com o acessório, o farol de neblina deve ser ligado. “Não existe nenhuma outra hipótese para esse caso”, diz Fonseca.

Chuva

Para conduzir na chuva, o especialista alerta que mais importante que reduzir a velocidade é manter a distância de segurança (três segundos). “O motorista deve manter a firmeza no volante e, caso passe por um poça, deve seguir com a mesma aceleração. Frear ou acelerar demais facilita o desequilíbrio do veículo”.

Como segurar o volante?

Segundo o especialista, a forma ideal de segurar o volante é, em comparação a um relógio, no horário dez para as duas. Caso o carro tenha air bag, a posição ideal muda para quinze para as três.

Como frear?

“A freada do bom motorista não marca o chão”. É com essa frase que Luiz Fonseca define uma freada segura. Ele aponta que o motorista deve manter o limite de travamento do veículo, não deixar que as rodas arrastem travadas pela pista, o que faz com que o veículo fique descontrolado. “Com a roda travada, o motorista vira o volante e o carro segue em linha reta”, finalizou.

Antes de pôr o pé na estrada...

Além das dicas para uma condução mais segura, os motoristas também devem estar atentos à parte mecânica dos veículos. Uma revisão antes da viagem é fundamental. “A primeira coisa é não deixar para ver o carro de última hora. Os motoristas devem agendar uma revisão com pelo menos uma semana de antecedência”, alerta o mecânico Alexandre Ferrari, que há 20 anos trabalha com manutenção de veículos.

Segundo Ferrari, o motorista deve checar os itens de segurança, nível de óleo, as ferramentas, o macaco do carro e o extintor de incêndio. “É importante fazer uma revisão das lanternas, além de um alinhamento da direção e calibragem dos pneus. Se o pneu não estiver calibrado, o carro desalinha e a viagem fica insegura.”

Dentro da oficina mecânica, também são verificados a suspensão, os freios e o rolamento das rodas. As correias do motor, os filtros de ar, de óleo e de combustível também passam por uma revisão.

 

Lombadas
Não passe por uma lombada diagonalmente. Apesar de ser mais bonito e elegante, isto provoca uma força exagerada em um dos lados, provocando uma torção da carroceria 

Freios
Às vezes ao acionar o freio ouve-se um barulho parecido com um assobio. Esse chiado pode ser do desgaste da pastilha ou do tipo de material usado na fabricação da peça.

Conservação
Deve-se, com certa frequência, fazer uma revisão no veículo. Semanalmente checar a calibragem dos pneus, a água do radiador, o nível do óleo do motor, o óleo da direção hidraúlica (se existir), o óleo de freio e lava-lo. 

Polimento
Faça polimento com o carro limpo e seco. Use um pano limpo e seco para passar a cera (aconselhamos usar estopa). Passe o pano (estopa) em movimentos circulares. Espere secar e dê brilho com um pano limpo e seco (flanela).

Reserva de combustível
Andar com frequência com o tanque do carro na reserva prejudica o sistema de injeção, devido ao depósito de sujeiras no fundo do tanque. 

Crianças 
Crianças não devem ficar no banco da frente. Sempre no compartimento traseiro e de preferência atrás do encosto do banco dianteiro, que em caso de acidente funciona como uma proteção adicional.

Mistura de óleos 
A mistura de óleos sintético e natural não é recomendada para o uso no automóvel. Essa solução faz com que o líquido perca a viscosidade original e não lubrifique corretamente o motor.

Nitrogênio nos pneus 
O uso do nitrogênio na calibragem proporciona aumento da vida útil dos pneus. Além disso, amplia significativamente o intervalo entre as recalibragens.

Manchas de combustível 
Para remover manchas de combustível da pintura do seu carro, misture óleo de motor sem uso com gasolina em uma porção de estopa ou flanela e esfregue no local afetado. Quanto mais recente for a mancha maior a eficiência dessa dica.

Fonte: Agência MBPress

 
Veja mais dicas
Distribuidora Fenix - Seta
Após Google e Apple, Samsung também testará tecnologia para carro autônomo
Distribuidora Fenix - Seta
Células solares superam biocombustíveis em km rodados
Distribuidora Fenix - Seta
Câmera que tira foto de som encontra qualquer barulhinho no carro
Distribuidora Fenix - Seta
Continental cria pneus que detectam quando veículo está com muito peso
Distribuidora Fenix - Seta
Produção no pré-sal alcança 300 mil barris de petróleo
Distribuidora Fenix - Seta
Nova descoberta de petróleo na Bacia de Santos
Distribuidora Fenix - Seta
Os cuidados com os bancos do carro
Distribuidora Fenix - Seta
Dicas importantes: produtos automotivos.
Distribuidora Fenix - Seta
Dicas - Lubrificação do motor
Distribuidora Fenix - Seta
Prazo para aferição de tacógrafo em veículos de produtos perigosos termina dia 31 de agosto
Distribuidora Fenix - Seta
Veículos para deficientes físicos
Distribuidora Fenix - Seta
Partida do carro a álcool
Distribuidora Fenix - Seta
Inspeções periódicas
Distribuidora Fenix - Seta
Dirigir bem Dirigindo com Segurança
Distribuidora Fenix - Seta
Limpador de pára-brisa
Exibindo de 1 até 15 de um total de 32
Ciamax Colchões - Next Ciamax Colchões - Last
 
Documento sem título
    Copyright 2013 | Distribuidora Fenix - Todos os direitos reservados. Onde Estamos    |    Trabalhe Conosco    |   Área do Representante by vianett
DESENGRAXANTE SPRAY ORBI 300ml